QUEBRANDO A BARREIRA DO SOM



Muitos de vocês devem lembrar que há exatamente um ano o skydiver austríaco Felix Baumgartner realizou o maior salto de todos os tempos estando a 39 quilômetros de altitude sobre a Terra. O Projeto Red Bull Stratos foi parte ciência, parte aventura e, claro, grande parte promoção desta bebida cafeinada associada a ações inéditas com extra dose de adrenalina.




O objetivo do projeto foi atingido através da quebra de recorde com o salto de exatos 39.969 metros de altitude tornando Baumgartner a primeira pessoa a quebrar a barreira do som em queda livre, atingindo a incrível velocidade de 1.25 Mach (1.357 km/h) [se quiser mais detalhes sobre a quebra da barreira de som,acesse em inglês aqui]. Leia mais...

Claro que este episódio histórico não passaria ileso de alguns acontecimentos dramáticos. Depois do salto ter sido cancelado por conta de fortes ventos, muitos puderam assistir ao vivo que em determinado momento do salto, Baumgartner entrou em uma espiral e assim permaneceu durante 1 minuto em sua queda. Isto ocorreu por conta de uma instabilidade nos primeiros 25 segundos que aparentemente se estabilizou quando atingiu sua a velocidade máxima de queda.

Eu disse “aparentemente”, pois conforme seguia em sua queda, a falta de controle era visível e seus movimentos espirais aumentavam à medida que o tempo passava. De fora, ao vivo e sentado em sua mesa, o público não tinha ideia do que se passava, mas certamente algo bem mais aterrorizante por seu ponto de vista, que através do video a seguir podemos imaginar.



Atente que momentos depois Baumgartner abre seus braços com a intenção de conter os momentos espirais, busca soluções ao alternar entre um braço e outro e, finalmente, consegue estabilidade depois de 20 segundos. Talvez os 20 segundos mais longos de sua vida.

Depois do susto, o experiente skydiver aciona o paraquedas e aproveita a incrível paisagem alguns minutos antes de tocar o solo do deserto do Novo México, nos Estados Unidos.

Haja fôlego para um vídeo desses! Mas se você quiser saber mais sobre o Projeto desde seu planejamento à sua realização, acesse este link pra emergir ainda mais na estratosfera.

Obrigado por estar conosco, espero que tenha gostado do post! Estamos concorrendo ao Prêmio Top Blog 2013, se você se identifica com o Desafio Criativo e quiser dar uma força pra gente acesse esse link e vota lá! :)

Nenhum comentário: